quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PG: BULLING - ENTREVISTA

Durante nossa pesquisa sobre o bullying foi conversado com diversas pessoas, perguntando a elas sobre suas experiências.

Ouvimos relatos de todos os tipos, do bullying mais "leve", aquele de apelidos de mau gosto, a bullyings mais pesados, como perseguição.

Um caso que nos chamou bastante atenção foi do Jhonathan Silva pela reação que ele teve e a idade com que aconteceu.

O Jhonathan topou participar de nossa pesquisa nos autorizando a reproduzir sua imagem.

É terminantemente proibido utilizar este vídeo/entrevista em outros locais e com outros conteúdos sem sua prévia autorização.




Os assédios sofridos pelo Jhonatan é a rotina de muitos garotos e garotas no mundo todo.
Embora ele tenha premeditado levar o canivete para ameaçar o colega, podemos ver que foi a atitude desesperada de um garoto que só queria sossego. 
Jhonatan é uma pessoa ponderada e equilibrada que não deixou que os aspectos negativos de sua experiência escolar lhe afetassem na pessoa que é hoje.
É interessante a conclusão que ele tira de seu agressor, não o culpando por suas atitudes, mas entendendo que ele era também uma vítima.
Como citamos em mais de um post ser vítima não justifica a agressão mas ajuda a entender o porque do comportamento agressivo.
Essa compreensão ajuda tanto ao agredido, que entende que é um problema do próprio agressor e não culpa sua, como ao agressor, que compreendendo que se trata de um distúrbio pode procurar ajuda.

Jhonatan não tomou atitudes mais agressivas pois além de o agressor ter parado com os ataques, tinha uma mente racional para um garoto tão jovem. Mas infelizmente não é o que ocorre com todos os garotos e podemos ver isso o tempo todo com tragédias como a do Realengo e de Columbine.

Devemos trabalhar para ajudar os jovens, tanto os agredidos como os agressores, a entender que ser diferente não é um defeito e sim uma coisa positiva. 
Ensinar o respeito, a tolerância e paciência.
Acompanhar os casos de bullying e ajudar cada jovem a saber seu valor e não fraquejar mediante estas situações, tendo a atitude correta de procurar ajuda sem medidas desesperadas.


Hoje Jhonatan tem 26 anos, leva uma vida sem traumas e quer trabalhar conosco neste projeto contra o bullying.

Obrigada por sua participação Jhonatan!




Um comentário: