segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PESQUISA: TIRINHA E VIDEO - BULLYING


A tirinha acima pode ser considerada "tragicômica". Ela retrata um assunto sério de forma cômica fazendo com que chame atenção sobre um assunto sério, o bullying.

A tirinha remete à um caso divulgado em meados de março de 2011 quando um garoto, Casey Heynes, reagiu à um ataque de outro garoto, Richard Gale. O ataque foi filmado e caiu na rede, tendo uma repercussão enorme.

Abaixo segue o vídeo do caso:


O vídeo retrata o momento em que Richard Gale ataca Casey Heynes lhe desferindo um soco no rosto.
Casey Heynes reage erguendo Richard Gale e o jogando no chão. A atitude pega de surpresa Richard Gale que se ergue cambaleando. Felizmente o garoto não sofreu ferimentos graves.

Repercutido milhares de vezes na internet, o caso chamou a atenção da mídia, que convidou os garotos para uma entrevista.

Abaixo a entrevista com Casey Heynes:



Casey Heynes virou um herói na rede, recebendo vídeos e apoio de gente do mundo todo.
Ao longo da entrevista Casey afirma ja ter pensando em cometer suicídio por conta dos assédios, deixando de fazê-lo por um motivo: sua irmã.
Casey tenta explicar também o por que de ser atacado: Era um alvo fácil. Sempre sozinho e nunca reagia aos ataques.

Vale analisar também a reação do pai do garoto, surpreso com o que o filho sofria sem seu conhecimento e espantado em como ele foi apoiado pelo mundo.


Em contrapartida tem o garoto Gale. Ao passo que o mundo todo apoiou e amparou Casey, o bully Richard Gale foi atacado e criticado.

Abaixo a entrevista com o bully Richard Gale:




Nesta entrevista podemos observar alguns pontos:
Richard afirma ter sofrido bullying. Seu comportamento é de um garoto desorientado e com raiva acumulada que acabou sendo mal direcionada em forma de agressão à outro garoto.
Podemos ver a pressão que ele e sua família têm sofrido da mídia e das pessoas por causa do ato e o quanto isto os desgasta a ponto do pai fazer um apelo à quem quer que tenha assistido à entrevista: "deixem Richard e eu em paz".

Cada um deve tirar suas próprias conclusões do fato mas é possível ver que às vezes quem comete o bullying é, de certa forma, uma vítima também.
Seja da falta de estrutura familiar, seja do temperamento o qual não se sabe controlar ainda ou mesmo da pressão dos colegas.

Ser vítima não justifica em hipótese alguma a violência, mas explica e ajuda a entender algumas atitudes.



Fonte tirinha: http://nanukandrade.wordpress.com/2011/03/30/tirinha-bullying/
Acessado em: 29.10.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário