segunda-feira, 2 de abril de 2012

FATORES DA TEXTUALIDADE

Abaixo segue um trabalho sobre fatores da textualidade apresentado pelo Grupo.
O tema que foi escolhido para trabalharmos foi La Gioconda de Leonardo da Vinci.





LEONARDO DA VINCI
 

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, (Anchiano15 de abril de 1452 – Amboise2 de maio de 1519, foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientistamatemáticoengenheiro,inventoranatomistapintorescultorarquitetobotânicopoeta e músico. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.
É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.
Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor.Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelângelo.
Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

LA GIOCONDA - MONA LISA





Mona Lisa (também conhecida como A Gioconda), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

Muitos historiadores da arte acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda de Florença e uma figura proeminente no governo fiorentino. Acredita-se também que estes eram vizinhos de Leonardo Da Vinci. Esta opinião fundamenta-se numa indicação feita por Da Vinci durante os últimos anos de sua vida, a propósito de um retrato de uma determinada senhora florentina feita da vida ao pedido do magnífico Giuliano de Medici. O primeiro biógrafo de Da Vinci, Vasari, também pintor, descreve o retrato como sendo o de Mona Lisa, esposa do cavalheiro florentino Francesco del Giocondo.

Em 2008, essa hipótese é a mais aceita, sendo, inclusive, respaldada por cientistas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que afirmam terem encontrado um documento com clara referência a um retrato de Lisa del Giocondo que estaria sendo realizado por Leonardo.
A identidade da modelo sendo Lisa del Giocondo, mulher de um comerciante florentino, Francesco del Giocondo, com base em notas escritas de Agostino Vespucci de 1503, encontradas na biblioteca da Universidade de Heidelberg. Descobriu-se também que Lisa tinha sido mãe recentemente, e o retrato foi feito um pouco em comemoração da recente maternidade. Porém pouca coisa se sabe da sua vida e muito menos da história de sua mulher, Lisa Gherardini, nascida em 1479.
O título alternativo ao trabalho, La Gioconda, aparece apenas pela primeira vez num texto escrito mais tarde, em 1625, que se refere ao trabalho como um retrato de uma determinada Gioconda. Esta referência não contradiz nem suporta a hipótese de o modelo ser a mulher de Giocondo, uma vez que em italiano gioconda pode significar uma mulher alegre. A equipe do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá fez um estudo do quadro, por meio de scanners e lasers, e puderam projetar uma imagem em 3D com as várias camadas de pintura utilizada. A técnica revelou que a mulher do quadro usava um véu típico de mulheres grávidas do século XVI, o que poderia indiciar tanto que ela estava grávida, ou então havia dado à luz há pouco tempo
Há estudiosos que pensam que o assunto da pintura é a mãe de Leonardo Caterina (1427-1495).
Lillian Schwartz, cientista dos Laboratórios Bell, sugere que a Mona Lisa é na verdade um auto-retrato de Leonardo, porém, vestido de mulher. Esta teoria baseia-se no estudo da análise digital das características faciais do rosto de Leonardo e os traços do modelo. Comparando um possível auto retrato de Leonardo com a mulher do quadro, verifica-se que as características dos rostos alinham perfeitamente. Os críticos desta teoria sugerem que as similaridades são devidas ao facto de ambos os retratos terem sido pintados pela mesma pessoa usando o mesmo estilo.




INTERTEXTUALIDADE - PARÁFRASE
Dentro do Gênero intertextualidade - Paráfrase, encontramos algumas obras que aborda a Mona Lisa na forma da paródia.
Alguns exemplos:

MÔNICA LISA
Pintada por Mauricio de Souza, surgiu por uma brincadeira do autor, simplesmente para decorar seu estúdio.  O sucesso foi tanto que virou exposição. Ele percebeu que através dessa paródia, as crianças tomaram gosto pela arte, pois eles puderam entender de uma maneira fácil e divertida, com uma imagem mais colorida, chamando atenção e provocando um certo deslumbramento nas crianças, já que elas não estão acostumadas e são pouco estimuladas a entender  arte; e as paródias servem para fazer essa aproximação.




MONALÍ
Salvador Dali, o famoso pintor surrealista espanhol, pintou o auto-retrato como Mona Lisa, em 1954.
Uma das principais características deste pintor era destorcer imagens, que acabou deixando a Mona Lisa de forma bizarra. O autor acrescenta um bigode na pintura, tavlez seja uma forma de se auto-afirmar, os cabelos também são característicos dele coincidindo com os da pintura de Da Vinci. Com esta pintura o autor conseguiu chamar atenção que era o que tanto almejava em seus quadros.



MONA LISA  - BOTERO
As obras de Fernando Botero destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humaninda. Botero gosta de utilizar a paráfrase para mostrar que mais importante do que o tema de uma obra, é seu estilo. 


MONA LISA MODERNA?!
A Mona Lisa retratada acima, de autor desconhecido, nos mostra como seria a Mona Lisa nos dias de hoje.
Vivemos em uma época em que o culto ao corpo, à imagem, é extremamente forte. 
Através desta Mona Lisa podemos ver um poco desta característica, com seus seios fartos e cabelos cuidadosamente ajeitados.


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