terça-feira, 25 de setembro de 2012

CONHEÇA SEUS BLOGUEIROS

A terceira entrevistada do nosso quadro "Conheça seus blogueiros" é a Edna Maria Borges.


PC - Porque você esta fazendo faculdade de letras?

EB: "Além de ser a disciplina que mais me atrai, sempre tive vontade de trabalhar na área da educação, porém somente agora consegui cursar Pedagogia e para concluir meus planos estou cursando Letras também.
Posteriormente pretendo seguir com Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa e para agregar conteúdo ao curso de Pedagogia também quero cursar a pós em Psicopedagogia".

PC - Qual seu objetivo?

EB: "Lecionar para os adolescentes, ou seja, Ensino Fundamental II e Ensino Médio".


PC: Quais suas expectativas?

EB: "Futuramente abrir minha própria Unidade de Educação Infantil".





Edna Maria Borges tem 43 anos e atua na área de Comércio Exterior (Desembaraço de Importação / Exportação e Depto. Comercial).
Seus hobbies são: Filmes, músicas, passeios culturais, jardinagem, artesanatos (bordado, tricô e crochê) e a arte da gastronomia.
Citação favorita: “Faça acontecer que eu faço valer a pena!" 


E você? Qual seu objetivo?
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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CONHEÇA SEUS BLOGUEIROS

A segunda entrevistada do nosso quadro "Conheça seus blogueiros" é a Sandra Pechutti


PC: Porque você esta fazendo faculdade de letras?

SP: "Quando fiz o curso de Secretariado (Senac) me interessei muito pela Língua Portuguesa, mais especificamente pela Gramática, até porque preciso muito devido a minha profissão.Busquei alguns cursos alternativos, mas não encontrei.
Então pensei em Letras, pois focaria na gramática, e treinaria o pouco inglês que tenho.
Esse foi o real motivo da minha escolha, mas hoje não sei se fiz a escolha certa, pois não acredito que as minhas necessidades/expectativas sejam supridas."
 

PC: Qual seu objetivo?

SP: "Meu objetivo a médio prazo é sair de São Paulo. Amo essa cidade, mas ela não oferece uma boa qualidade de vida. Pretendo ir embora para uma cidade do nordeste, onde o sol brilhe a 30 graus todos os dias, dar aula, e no final do dia ver o pôr do sol tomando uma água de côco."


PC: Quais suas expectativas?

SP: "Sinceramente...minha maior expectativa é consegui chegar a conclusão do curso"
 



Sandra tem 45 anos e trabalha a 12 anos na Sandvik como assistente de diretoria.
Seu principal hobby é dormir, ouvir música (boa), dançar e tomar uma cerveja com os amigos.




E você? Qual seu objetivo?
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FONOLOGIA

Boa Noite,

Hoje nosso grupo fará uma apresentação na aula de linguística (Profª Martha) sobre a fonologia.
Abaixo segue a produção do grupo e, boa sorte para nós!!

FONOLOGIA

A palavra fonologia é formada pelos elementos gregos fono ("som, voz") e logia,    ("estudo","conhecimento") . Significa literalmente "estudo dos sons" ou "estudo dos sons da voz", ou seja, estuda o sistema sonoro de um idioma.
A fonologia estuda as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.

Dá-se o nome de fonema ao menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavra, ou seja, é o som de cada letra.

 - Oposições paradigmáticas: aquelas cuja presença ou ausência implica em mudança de sentido. Ex.:
amor – ator                                bala - fala
morro – corro                             bala - bola
vento – cento                             bala – bata

 - Combinações Sintagmáticas: arranjos e disposições lineares no contínuo sonoro. Troca na posição dos fonemas entre si. Ex.
Roma, amor, mora, ramo

Cada segmento sonoro se refere a um dado da língua portuguesa que está em sua memória: a imagem acústica que você, como falante de português, guarda de cada um deles. É essa imagem acústica, esse referencial de padrão sonoro, que constitui o fonema. Os fonemas formam os significantes dos signos linguísticos. Geralmente, aparecem representados entre barras. Assim: /m/, /b/, /a/, /v/, etc.

O objetivo da Fonologia é discutir como se organiza o sistema de sons de uma língua, quais seus fonemas e que processos fonológicos nela ocorrem. Neste sentido, por muito tempo os estudos concentraram-se apenas nos aspectos segmentais da língua. Somente nos últimos anos é que outros elementos constitutivos da organização do sistema fonológico começaram a receber maior atenção: a entonação, o ritmo, a acentuação.

Fonema e Letra
Fonema é a menor unidade sonora e distintiva de uma língua. Os fonemas dividem-se em vogais, semivogais e consoantes. Convém reforçar que o fonema é uma realidade acústica.
Letra é o sinal gráfico que, na escrita, representa o fonema. A letra é uma realidade gráfico-visual do fonema.


Observações importantes:
a) Uma mesma letra pode representar fonemas diferentes. É o que ocorre com a letra “x” em palavras como sexo (x = ks), feixe (x = ch), exato (x = z) e próximo (x = ss).

b) Um mesmo fonema pode ser representado por letras diferentes. É o que ocorre em flecha (ch = x) e lixo (x = ch).

c) Uma única letra pode representar dois fonemas. A esse fenômeno, chama-se dífono. Exemplo: táxi (lê-se “táksi” – x = ks).

d) Duas letras podem representar um único fonema. A esse fenômeno, chama-se dígrafo. Exemplo: chave (lê-se “xávi” – ch = x).

 
Classificação dos Fonemas
Os fonemas da língua portuguesa são classificados em:
1)      Vogais:  
As vogais são os fonemas sonoros produzidos por uma corrente de ar que passa livremente pela boca. Em nossa língua, desempenham o papel de núcleo das sílabas. Assim, isso significa que em toda sílaba há necessariamente uma única vogal.
            Na produção de vogais, a boca fica aberta ou entreaberta. As vogais podem ser:


a)      Orais: quando o ar sai apenas pela boca. Ex.:
/a/, /e/, /i/, /o/, /u/.

b)      Nasais: quando o ar sai pela boca e pelas fossas nasais. Ex.:
/ã/:  fã, canto, tampa
/
/: dente, tempero
/
/: lindo, mim
/õ/ bonde, tombo
/
/ nunca, algum
c)      Sílabas Átonas: pronunciadas com menor intensidade.
d)     Sílabas Tônicas: pronunciadas com maior intensidade.

Ár-vo-re
As sílabas átonas são vo-re.

A sílaba tônica é ár

Má-qui-na
As sílabas átonas são qui-na

A sílaba tônica é má

Tes-te
As sílabas átonas é te

A sílaba tônica é tes



Quanto ao timbre, as vogais podem ser:
* Abertas: pé, lata, pó
* Fechadas: mês, luta, amor
* Reduzidas - Aparecem quase sempre no final das palavras.Ex: dedo, ave, gente
* Quanto à zona de articulação:
   A zona de articulação está relacionada com a região da boca onde as vogais são
    articuladas.
a- média é articulada com a língua abaixada, quase em repouso. Ex.: a (pasta)
b- anteriores ou palatais são articuladas com a língua elevada em direção ao palato duro,    
    próximo ao dentes. Ex.: é (pé ), ê (dedo ), i (botina )
c- posteriores ou velares são articuladas quando a língua se dirige ao palato mole. Ex.: ó    
    (pó), ô    (lobo), u ( resumo)

2) Semivogais
Os fonemas /i/ e /u/, algumas vezes, não são vogais. Aparecem apoiados em uma vogal, formando com ela uma só emissão de voz (uma sílaba). Nesse caso, esses fonemas são chamados de semivogais. A diferença fundamental entre vogais e semivogais está no fato de que estas últimas não desempenham o papel de núcleo silábico.

Observe a palavra papai. Ela é formada de duas sílabas: pa-pai. Na última sílaba, o fonema vocálico que se destaca é o a. Ele é a vogal. O outro fonema vocálico i não é tão forte quanto ele. É a semivogal. 
Outros exemplos: saudade, história, série.




3) Consoantes
Para a produção das consoantes, a corrente de ar expirada pelos pulmões encontra obstáculos ao passar pela cavidade bucal. Isso faz com que as consoantes sejam verdadeiros "ruídos", incapazes de atuar como núcleos silábicos. Seu nome provém justamente desse fato, pois, em português, sempre consoam ("soam com") as vogais.
Exemplos:
/b/, /t/, /d/, /v/, /l/, /m/, etc.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E LA VAMOS NÓS OUTRA VEZ...

O segundo semestre começou e na correria da vida, entre seminários para apresentar e a ansiedade pré - prova, sumimos do blog.
Mas este post é para para avisá-los que muito em breve voltaremos com muito mais conteúdo acadêmico, dicas e é claro diversão!

ótima semana!